Ecommerce: Tudo o que você precisa saber
Sabemos que a internet ganhou um destaque enorme nos dias de hoje e com isso a venda pela internet aumentou, principalmente após a pandemia de COVID-19, em 2020, que fazíamos praticamente tudo através dela, inclusive compras.
Por isso, o Ecommerce se tornou mais popular, um meio rápido e prático de compra e venda.
Você sabe o que exatamente é o Ecommerce e como ele funciona? Quais os tipos? E o que diferencia ele, das outras vendas realizadas pela internet?
Elaboramos esse artigo para esclarecer todas as suas dúvidas, continue a leitura.
O que é o Ecommerce?
O Ecommerce nada mais é que um modelo de comércio eletrônico, que utiliza única e exclusivamente a internet para realizar sua venda/compra.
Resumindo, por meio desse novo tipo de comércio podemos comprar todos os produtos que temos no mundo físico, como em shopping, por exemplo.
Porém, sua grande diferença é que a venda e compra é realizada pela internet, ou seja, até o pagamento é feito online.
Em alguns casos o empreendedor vende seus produtos em site de terceiros, os famosos Marketplaces, ou em outras plataformas, mas também para se caracterizar como Ecommerce é necessário que o consumidor efetue a compra e pagamento online e aguarde para receber sua nova aquisição na casa.
Como atua o Ecommerce?
Conforme já citamos acima, o Ecommerce funciona de maneira semelhante a loja física, porém, seu diferencial é que o contato será todo virtual.
Podemos dividir o Ecommerce em quatro etapas, sendo elas:
- Anúncio dos produtos na internet;
- Recebimento dos pedidos;
- Processo de separação e preparo do pedido;
- E, por fim, o envio.
Se você esta pensando em iniciar o seu Ecommerce, veja as dicas abaixo.
Como iniciar o Ecommerce?
Como toda empresa, antes de constituir é preciso um planejamento e com o Ecommerce não é diferente, para isso separamos algumas dicas.
- Faça uma pesquisa do seu público alvo, qual tipo de nicho irá seguir e pesquise sobre o produto;
- Por se tratar de um tipo de comércio online a identidade visual é fundamental;
- Realize a constituição do CNPJ;
- Verifique as plataformas de vendas, suas taxas, suporte e faça sua escolha;
- Invista muito em marketing e fique atento aos resultados da sua empresa.
Vamos conferir quais serão os meios de pagamento.
Meios de pagamento no Ecommerce
Como já citado anteriormente para se caracterizar como Ecommerce, é necessário que o pagamento que seja feito online.
Por esse motivo é fundamental que você ofereça todos os tipos de pagamentos possíveis para que o cliente fique satisfeito e finalize a compra, vou listar abaixo os meios mais comuns e utilizados:
- Boleto;
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- Transferência;
- PIX.
Agora que já verificamos a melhor forma de concluir a compra, vamos falar de algo extremamente importante, a maneira que o produto será entregue.
Formas de entrega dos produtos
Quando compramos online por Ecommerce queremos que nossos produtos sejam entregues com excelência, igual a uma loja física.
Então é fundamental pensar e analisar como será o envio dos seus produtos, pois a entrega irá impactar positivamente sua empresa ou dependendo você pode perder pontos.
As formas dos envios mais utilizados são:
- Melhor envio;
- Correios;
- Transportadoras;
- Veículo próprio da empresa;
- Entrega por motoboy.
Independente de qual seja a sua escolha, lembre-se que a entrega é a peça-chave final, então pesquise os menores prazos de envio, valor, qual o cuidado que a empresa contratada terá para enviar seu produto até cliente, sempre assegurando que a mercadoria será entregue com a maior excelência possível.
Como emitir nota fiscal no Ecommerce?
Bom, embora as vendas sejam exclusivamente pela internet, é necessário a emissão da nota fiscal eletrônica e para isso você pode contratar um software ou dependendo da plataforma onde está a sua loja você pode utilizar o próprio emissor dela como, por exemplo, o mercado livre.
Mas também a empresa precisa ter a Inscrição Estadual e deverá ter o certificado digital.
Lembrando que a mercadoria deverá, por lei, ser acompanhada da sua nota fiscal eletrônica o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica).
Agora que já sabemos os todos os detalhes do Ecommerce, vamos comentar sobre os benefícios.
Benefícios do Ecommerce
O Ecommerce possui muitos benefícios entre eles a vantagem de ter uma loja virtual é que ela estará disponível para os consumidores 24 horas, e custo para manutenção é muito baixo em vista da comodidade oferecida.
Também através dela você consegue identificar o seu público alvo mais fácil e tudo isso você pode fazer através da sua casa.
Por fim, podemos concluir que o Ecommerce é uma ótima alternativa, mas precisa de planejamento, estudos e muita dedicação como qualquer outra empresa.
Vem ganhando muito destaque nos dias atuais e a tendência é que cada dia seja mais viável possuir uma empresa desse tipo.
Esperamos ter ajudado você a conhecer mais sobre esse novo mundo do comércio eletrônico, mas caso ainda possua dúvidas, faça parte a Escola Contábil e esteja preparado!
Você já conhece a Escola Contábil?
A Escola Contábil chegou ao mercado para ser uma verdadeira solução para as lacunas deixadas pelas universidades na formação de profissionais.
Nela você encontrará desde cursos completos para Exame de Suficiência e Exame de Qualificação Técnica, como também dezenas de cursos voltados para a prática profissional.
Tudo isso por apenas R$ 49,90 por mês.
Mas o que você encontrará na Escola Contábil:
- Preparatório para Exame de Suficiência Curso para o Exame de Qualificação Técnica (Perito e Auditor);
- Curso completo de IRPF;
- Tudo sobre MEI;
- Empreendedorismo Contábil;
- Curso Prático de HP-12C;
- Perícia Contábil na prática;
- Dicas de como se sair bem em entrevistas;
- Contabilidade Pública do ZERO;
- Rotinas Contábeis;
- Rotinas Trabalhistas, incluindo E-Social;
- Sped Fiscal;
- Excel na prática;
E muito mais! Em outras palavras, a Escola Contábil é o que faltava para você se tornar de vez um profissional de excelência no mercado de trabalho.
Começamos a dar aula exclusivamente para o público contábil em 2019, e, nesse meio tempo, mais de 88 mil alunos de matricularam em nossas turmas.
Com tamanha repercussão, decidimos unir tudo em um único lugar, criando a Escola Contábil, cuja finalidade é, acima de tudo, privilegiar o aprimoramento de nossos alunos.
Definitivamente, pelo que entrega, este curso tem um valor quase que módico.
Enfim, gostou? Então conheça um pouco mais CLICANDO AQUI!