A Receita Federal liberou, nesta segunda-feira (23), a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Este lote também contempla restituições de anos anteriores que estavam pendentes.
No total, a Receita Federal vai pagar R$ 1,03 bilhão a 511.025 contribuintes, destinando 40% desse valor aos que têm prioridade no recebimento. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.
A Receita Federal vai efetuar o pagamento deste lote no dia 30 de setembro, diretamente na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda ou via chave Pix do tipo CPF.
Para verificar a restituição, basta acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar Restituição“. Outra forma de consulta é por meio do aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.
Veja também: Atualização de imóvel no Imposto de Renda: saiba como funciona a nova regra
Caso o contribuinte não esteja na lista deste lote, é recomendável acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora para corrigir as informações e aguardar os próximos lotes de restituição.
Lembre-se de que, se não resgatar a restituição no prazo de um ano, você precisará solicitá-la novamente pelo e-CAC. Para isso, deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, selecionar “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Prepare-se para 2025! Participe do nosso Curso Gratuito de IRPF 2025 e esteja totalmente preparado para as novas regras do Imposto de Renda.